Rendimento Básico Incondicional (RBI)

RBI, o que é?
O Rendimento Básico Incondicional (RBI) é uma prestação atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, e suficiente para permitir uma vida com dignidade.

Universal
Não discrimina ninguém, aplica-se a todos

Individual
Garante autonomia às pessoas em situação vulnerável independentemente da situação familiar.

Livre de obrigações
Um direito para todos, sem burocracias nem requisitos a cumprir

(PROJECTO PILOTO AINDA EM ANÁLISE)

Este projecto piloto, pretende conceder a 100 indivíduos seleccionados pela Associação Nacional dos Desempregados Portugueses (ANDP), preferencialmente num concelho do litoral e outro do interior, dando prioridade a desempregados mas não excluindo outros públicos, um valor mensal igual ao valor do ordenado mínimo nacional.

Este valor a entregar mensalmente, não está dependente de quaisquer obrigações, os beneficiados do projecto piloto têm a garantia de receberem a verba acordada durante 12 meses consecutivos.

No final desta experiência piloto, a Associação Nacional dos Desempregados Portugueses (ANDP), fará uma avaliação global do projecto, e se chegar à conclusão (como espera) que é benéfica para os beneficiados e para a comunidade continuará com o projecto, podendo inclusivé, alargar o Rendimento Básico Incondicional (RBI) a mais beneficiários, que é essa a intenção, em bom rigor o ideal seria que todos(as) tivessem direito ao RBI, é esse desiderato que pretendemos seja atingido.

Para uma total transparência e para prestação de contas aos nosso parceiros e comunidade em geral, será criado um Website onde serão apresentados todos os apoios prestados, não indicando o nome dos beneficiários mas dando-lhes uma designação ou número, relatórios de acompanhamento dos beneficiários, a evolução ou não dos beneficiários em vários items, e tudo o que diga respeito a despesas com este projecto, em síntese: Transparência total.