Ação de Promoção de Competências Socioprofissionais, do Autoemprego e do Empreendedorismo 120 HORAS

Esta Acão é Gratuita

Academia de Empreendedorismo e Ação Local | 2022

PLANO DE FORMAÇÃO

O desenvolvimento local é um processo de transformação da realidade sustentado na capacitação das pessoas para o exercício de uma cidadania ativa e transformadora da vida individual e em comunidade. Este modelo de desenvolvimento caracteriza-se por um processo de melhoria das condições culturais, económicas, educativas e sociais da população através de iniciativas de base comunitária, de valorização e capacitação dos recursos humanos com vista ao empreendedorismo local.

A Comissão Europeia no seu Livro Verde para o Espírito Empresarial, refere:

"O espírito empresarial é, acima de tudo, uma atitude mental que engloba a motivação e capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado num organismo, entidade ou empresa, para identificar uma oportunidade de negócio e para a concretizar com o objetivo de produzir um novo valor ou um resultado económico."

Empreender é, acima de tudo, uma questão de atitude de alguém que preza a sua independência e realização pessoal. Detetar uma oportunidade de negócio e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, isoladamente ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa oportunidade em criação de valor, são as características fundamentais de uma pessoa empreendedora.

Considera-se que o empreendedorismo está diretamente associado aos processos de desenvolvimento local, na medida em que:

1. Pode ser coletivo e integrado;

2. Produz bens e serviços para a comunidade local e global;

3. Tem o seu foco na busca de soluções para os problemas sociais e necessidades da comunidade;

4. Pode traduzir-se em impacto e transformação social;

5. Promove a integração de pessoas da situação de desemprego, gerando capital social, inclusão e

emancipação social.

Nos últimos anos temos assistido a um crescimento gradual de negócios empreendedores. Existe uma cada vez maior aposta na qualificação e financiamento neste âmbito, dado que possibilita a criação de novos empregos, promove a competitividade e uma constante dinamização económica. O empreendedorismo obriga à permanente atualização de competências e à renovação de qualificações.

Ser uma pessoa empreendedora é estar disponível e atenta à adversidade e ir aprendendo a gerir múltiplos desafios construindo um espírito resiliente.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 03 de Outubro 2022 e podem ser feitas através do seguinte formulário:

Plano de Formação
(Descarregue abaixo)