Ação de Promoção de Competências Socioprofissionais, do Autoemprego e do Empreendedorismo 120 HORAS
Esta Acão é Gratuita
Academia de Empreendedorismo e Ação Local | 2022
Ação de Promoção de Competências Socioprofissionais, do Autoemprego e do Empreendedorismo 120 HORAS
PLANO DE FORMAÇÃO
O desenvolvimento local é um processo de transformação da realidade sustentado na capacitação das pessoas para o exercício de uma cidadania ativa e transformadora da vida individual e em comunidade. Este modelo de desenvolvimento caracteriza-se por um processo de melhoria das condições culturais, económicas, educativas e sociais da população através de iniciativas de base comunitária, de valorização e capacitação dos recursos humanos com vista ao empreendedorismo local.
A Comissão Europeia no seu Livro Verde para o Espírito Empresarial, refere:
"O espírito empresarial é, acima de tudo, uma atitude mental que engloba a motivação e capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado num organismo, entidade ou empresa, para identificar uma oportunidade de negócio e para a concretizar com o objetivo de produzir um novo valor ou um resultado económico."
Empreender é, acima de tudo, uma questão de atitude de alguém que preza a sua independência e realização pessoal. Detetar uma oportunidade de negócio e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, isoladamente ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa oportunidade em criação de valor, são as características fundamentais de uma pessoa empreendedora.
Considera-se que o empreendedorismo está diretamente associado aos processos de desenvolvimento local, na medida em que:
1. Pode ser coletivo e integrado;
2. Produz bens e serviços para a comunidade local e global;
3. Tem o seu foco na busca de soluções para os problemas sociais e necessidades da comunidade;
4. Pode traduzir-se em impacto e transformação social;
5. Promove a integração de pessoas da situação de desemprego, gerando capital social, inclusão e
emancipação social.
Nos últimos anos temos assistido a um crescimento gradual de negócios empreendedores. Existe uma cada vez maior aposta na qualificação e financiamento neste âmbito, dado que possibilita a criação de novos empregos, promove a competitividade e uma constante dinamização económica. O empreendedorismo obriga à permanente atualização de competências e à renovação de qualificações.
Ser uma pessoa empreendedora é estar disponível e atenta à adversidade e ir aprendendo a gerir múltiplos desafios construindo um espírito resiliente.